Terapias Alternativas

e Complementares

vêm ganhando espaço em hospitais e clínicas do mundo todo,

e surge como uma opção ao tradicionalismo da medicina ortodoxa.  

Medicina Integrativa

Trata-se de uma alternativa que busca aperfeiçoar o tratamento e trazer bem-estar e qualidade de vida para o paciente de forma completa e envolve a busca pelo esmero médico no que diz respeito ao atendimento e eficiência. É uma alternativa que busca a cura do paciente como um todo e não apenas a com a ideia de que os pacientes são meras peças de um processo onde os médicos são os especialistas. É assim, quando, o médico analisa todo o contexto no qual vive o paciente, e, não somente, o cuidado de ministrar medicamentos para o seu mau.  O ser humano, quando analisado e tratado em sua totalidade (corpo, mente e espírito), possui chances muito maiores de cura, de bem-estar e de qualidade de vida. Assim, a Medicina Integrativa incide na tentativa de eliminar a causa do problema antes de pensar em tratar apenas o seu sintoma.

Formas de diagnosticar,

tratar e acompanhar problema de saúde

Formas naturais, alopáticas, ortomoleculares e diferentes outras.

Medicina Ortomolecular

É uma alternativa da medicina, que tem como objetivo a reposição de minerais e vitaminas, a fim de eliminar os radicais livres que causam envelhecimento das células no organismo. A terapia Ortomolecular prioriza o equilíbrio de todas as funções vitais do corpo, trabalhando principalmente com elementos naturais e o incentivo à uma alimentação mais saudável, baseada em alimentos naturais, além da manipulação e uso de hormônios naturais. Estudos recentes constatam que a terapia Ortomolecular é capaz de prevenir doenças justamente através da eliminação dos radicais livres e metais pesados, que são responsáveis pelo aparecimento de diversos tipos de doenças, inclusive o câncer. A terapia é baseada na manipulação e uso correto de substâncias naturais, responsáveis por reestabelecer o equilíbrio interno do corpo. Crianças, jovens e idosos, podem beneficiar-se da terapia, no entanto, pessoas que estão buscando a prevenção de doenças alcançaram um resultado melhor com a terapia.

Terapias alternativas ou

complementares que ajudam

Massagem relaxante, ante estresse, Ayurvédica,

Acupuntura, Homeopatia, Reflexologia, Meditação e outras.

Terapias holísticas

Nosso estilo de vida, pode ser a porta de entrada daquilo que nos faz mal, daquilo que faz chegar até nós as enfermidades. Alimentação excessiva e nociva, hábitos de vida estressantes, entre outros, são a causa de pessoas doentes, vivendo sem qualidade de vida, correndo sério risco de saúde. Muitas vezes, sem perceber que nosso comportamento contribui para que surjam doenças em nosso frágil organismo. Se buscarmos um estilo de vida saudável, poderemos evitar uma vida precoce ou cheia de problemas. Embora não haja um tratamento médico especifico para um problema que pode ser considerado como subjetivo, há diversas outras formas de resolver problemas desta natureza. A Terapia Holística, traz como ferramenta o aconselhamento, vivência com técnicas de intervenção corpórea, massoterapia, terapia corporal, acupuntura e outros, com o objetivo de buscar o equilíbrio do corpo, da psique e do âmbito social mediante a pratica e estímulos naturais.

Uma característica importante da medicina alternativa

os tratamentos não usam medicamentos controlados,

antibióticos (para combater bactérias) ou outros fármacos.

Clínica Médica

A especialidade em Clínica Médica, busca avaliar o paciente de maneira integral ministrando tratamento para maioria das enfermidades conhecidas. O profissional da área tem também a responsabilidade de indicar o médico especialista adequado para a patologia do paciente. Uma das características do exercício da Clínica Médica é a que distingue o profissional dessa área, pois cabe a ele promover o acompanhamento dos seus pacientes ao longo de toda a vida, dedicando-se a conhecer seu histórico e levando em conta aspectos mais abrangentes como a situação psicológica, social e familiar do indivíduo. Esse tipo de atuação ajuda o paciente a compreender melhor a conduta dos médicos especialistas, esclarecendo dúvidas a respeito do uso de medicamentos.

O uso de produtos naturais na medicina alternativa

Os suplementos e remédios à base de plantas, são cada

vez mais procurados para tratar e prevenir doenças.

Doenças infecciosas

A infectologia é a especialidade médica que aborda as doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microrganismos. O infectologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas. Essa especialidade médica cuida de doenças, como; HIV, hepatites, sífilis e tuberculose, e também de infecções, como urinária, herpes labial ou genital simples e recorrentes, além de infecções hospitalares e doenças que podem surgir durante a gestação, entre elas a toxoplasmose e citomegalovírus (vírus da família da herpes). Nessa área de atuação também aparecem doenças emergentes e remergentes, como a dengue e Zika vírus. Importante destacar que a maioria das doenças infectocontagiosas possui tratamento e cura.

Você sabia que 67% dos brasileiros acreditam

que terapias alternativas ajudam a vencer o câncer.

Tratamento da obesidade

A obesidade é considerada como uma doença porque está associada a diversos problemas de saúde. Pessoas consideradas obesas devem buscar um profissional para começar um tratamento que proporcione mais saúde e qualidade de vida, revertendo o quadro.

Para conter a obesidade é necessário o profissional da saúde que possa acompanhar e criar um programa de monitoramento de longo prazo, garantindo que os avanços sejam significativos e definitivos. O método para se buscar a cura é uma mudança radical na alimentação e em abandonar o estilo de vida sedentário, adotando uma rotina mais ativa. Perder peso é um processo lento e gradual, é algo extremamente complexo e exige disciplina e muita paciência. O acompanhamento profissional implica na prescrição de um programa adequado para cada indivíduo, haja vista, cada ser humano ser diferente do outro.